CUIDADO ANIMAL

PET AGILITY & GATIL



Pet Agility – Praça Ouro
Gatil 9 Cats  –  Alameda Brilhante (próximo à entrada principal)

– PET AGILITY –

Precisamos garantir que o melhor amigo do homem tenha uma vida longa e saudável e estes espaços são fundamentais, pois oferecem a comodidade da prática de atividades físicas para os cães, evitando comportamentos agitados ou até mesmo rebeldes, ocasionados pela energia acumulada. Ter à disposição um espaço para que eles possam correr e brincar livremente faz com que gastem esta energia, se acalmem e fiquem menos agressivos.

Por mais corrido que seja seu dia, separe um tempinho
para brincar com seu animalzinho no Pet Agility da Praça Ouro.

O Residencial acredita que, com a manutenção dos espaços destinados aos animais de estimação, está contribuindo para a melhoria da  convivência e aumento da sensação de bem-estar dos moradores.

– GATIL –

Os animais de estimação são capazes de transmitir a sensação de bem-estar por serem carinhosos e cuidarem das pessoas que estão ao seu redor, de forma pura e sincera.  O nosso cérebro é capaz de reconhecer um gesto sincero e, por isso, os benefícios desta convivência são sempre muito positivos.

Acontece que, infelizmente, nem todas as pessoas retribuem o carinho que recebem de seus animais e, sem se importar com as consequências, ao se mudarem do Residencial, algumas abandonam seus bichinhos em nossas alamedas.  Precisamos entender que o problema não está na existência dos animais domésticos. Esses animais foram abandonados por seus donos e merecem um cuidado adequado. 

O Residencial tem agido, até o momento, de forma a controlar o crescimento da problemática e o trabalho realizado pelo Voluntariado 9 Cats foi fundamental para evitar a proliferação dos gatos em nossas alamedas.  Se não fosse este esforço contínuo, a quantidade de gatos, atualmente no Residencial, seria ainda maior.

Com relação a esta questão, é importante esclarecer que o controle de zoonose é uma responsabilidade da prefeitura e, deste modo, como somos uma Associação, tal responsabilidade não faz parte da Concessão.  Segundo nosso Regulamente Interno, no artigo 86, parágrafo 3º: “No caso de permanência constante de animais nas vias públicas e locais de uso comum, representando incômodo ou risco para outros moradores, a administração da Associação poderá acionar os órgãos competentes para providenciar sua retirada.” O Residencial costuma reportar o fato às autoridades, entretanto a resposta do poder público é que não há local para deixar os animais.  Diante disto, para evitar maiores transtornos e garantir o bem-estar dos gatos abandonados e dos moradores, o Residencial, através do Voluntariado 9 Cats, acolhe os bichanos e lhes oferece o devido tratamento.

Vamos entender um pouco mais deste trabalho:

Você sabia que um casal de gatos e sua ninhada, podem dar origem a mais de 420 mil filhotes em 7 anos?  

Sendo assim, muitos estão em condição de abandono e isso demanda o combate à reprodução excessiva. Por este motivo, nossos voluntários acolhem, medicam, vacinam, realizam a castração dos felinos e, posteriormente, os oferecem para doação.


Contamos com o engajamento de vários jovens da nossa comunidade, mas ainda assim precisamos de mais voluntários. Você também pode ajudar!  Entre em contato com a nossa Administração e participe.  Você poderá fazer a diferença nos resultados!  

É importante destacar que, os animais capturados são tratados para adoção, mas os que não são domesticáveis têm que ser soltos no local de captura, conforme a lei de proteção animal.



Periodicamente é realizado um Bazar em benefício do Gatil 9 Cats.
Se possível, contribua para esta causa!


O Residencial acredita que, com a manutenção dos espaços destinados aos animais de estimação, está contribuindo para a melhoria da  convivência e aumento da sensação de bem-estar dos moradores.


Lembramos a todos que, maus-tratos de animal, incluindo abandono, constitui crime e a denúncia é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605, de 12.02.1998 (Lei de Crimes Ambientais) e pela Constituição Federal Brasileira, de 05 de outubro de 1988.


maio . 2021